Páginas


Esta iniciativa consite em ações que possibilitem momentos de reflexão e construção pedagogica, abrangendo ainda propostas significativas para a prática cotidiana do educadores. De acordo com o contexto escolar e vivências as ideias e sugestões podem ser adequadas as necessidades reais nas expectativas de educadores e educandos

17 de nov. de 2013

AVALIAÇÃO..

Avaliar é??? Para Jussara Hoffmann 


  • A avaliação é essencial à educação
Inerente e indissociável enquanto concebida como problematização, questionamento, reflexão sobre a ação. Um professor que não avalia constantemente a ação educativa, no sentido indagativo, investigativo, do termo, instala sua docência em verdades absolutas, pré-moldadas e terminais. (p.17) 
  • A avaliação é reflexão transformada em ação
Ação essa, que nos impulsiona para novas reflexões. Reflexão permanente do educador sobre a realidade, e acompanhamento , passo a passo do educando, na sua trajetória de construção de conhecimento. (p.18) 

Avaliar é??? Para Perrenoud (1999)  


  • A avaliação da aprendizagem, no novo paradigma, é um processo mediador na construção do currículo e se encontra intimamente relacionada à gestão da aprendizagem dos alunos;  
  • Na avaliação da aprendizagem, o professor não deve permitir que os resultados das provas periódicas, geralmente de caráter classificatório, sejam supervalorizados em detrimento de suas observações diárias, de caráter diagnóstico. 
  • A avaliação é um processo que deve estar a serviço das individualizações da aprendizagem. 

Avaliar é??? Para Luckesi 

Avaliar x Examinar (uma questão histórica)

  • Avaliar é o ato de diagnosticar uma experiência, tendo em vista reorientá-la para produzir o melhor resultado possível; por isso, não é classificatória, nem seletiva, ao contrário, é diagnóstica e inclusiva. 
  • Examinar é classificatório e seletivo, e por isso mesmo, excludente, já que não se destina a construção do melhor resultado possível, e sim a classificação estática do que é examinado. 
 São situações opostas entre si, porém, nossos professores, em seu cotidiano não percebem tal distinção e quando dizem que estão avaliando, na verdade estão examinando.(p. 84) 

AVALIAÇÃO ESCOLAR 


  • O processo avaliativo ainda não alcançou progressos no ensino, mantendo-se classificatório e seletivo. A proposta de mudança de postura educacional é uma questão bastante complexa. A avaliação exige rigor técnico-científico, ampliando o aspecto pedagógico. Nessa perspectiva, o professor deve avaliar constantemente com a preocupação de não fragmentar o processo. 
  • Visão tradicionaaluno passivo; professor como detentor e transmissor do saber; objetivo: recepção e retenção dos conteúdos da aprendizagem, sem criticidade da realidade que o cerca. 
  • Visão atual – aluno ativo; professor mediador; ênfase na exploração e na descoberta; objetivo: apropriação e compreensão dos conteúdos das aprendizagens e no desenvolvimento do raciocínio e do pensamento (Consed, Progestão: 2001, p.22). 
  • A avaliação por ser processo contínuo, visa à correção das possíveis distorções e ao encaminhamento para a consecução dos objetivos previstos. Trata-se da continuidade da aprendizagem dos alunos e não da continuidade de provas. O processo de avaliação se coloca como elemento integrador e motivador, e não como uma situação de ameaça, pressão ou terror. A avaliação abrange três dimensões: 
  •  o desempenho do aluno; 
  •  o desempenho do professor; 
  •  a adequação do programa. 

 Portanto, é necessário que o professor tenha um plano de ensino elaborado para nortear seu trabalho. Desta forma, toda tarefa realizada pelos alunos deveria ter, por intencionalidade básica, a investigação como ponto de reflexão sobre a prática dos envolvidos - professores e alunos. 

  • A avaliação acontece em todas as atividades com as trocas de informações do aluno, de seus colegas, do professor e da comunidade. 

Segundo Demo (2000), o erro não é um corpo estranho, uma falha na aprendizagem. Ele é essencial, é parte do processo. Ninguém aprende sem errar. O homem tem uma estrutura cerebral ligada ao erro, é intrínseco ao saber- pensar, à capacidade de avaliar e refinar, por acerto ou erro, até chegar a uma aproximação final. Os erros e dúvidas dos alunos são considerados episódios significativos e impulsionadores da ação educativa. 

  • O currículo estadual e a proposta de avaliação formativa Fundamenta-se na observação e no registro do desenvolvimento dos alunos, em seus aspectos cognitivos, afetivos e relacionais, decorrentes das propostas de ensino; 
  • É contínua, diagnóstica e sistemática e é o eixo do processo de ensino-aprendizagem. Faz parte da aula do professor e deve ser observada em cada situação de aprendizagem proposta pelo mesmo e realizada pelo aluno; 
  • Permite rever todos os passos do planejamento do processo de ensino-aprendizagem; 
  • Pressupõe que a escola, antes de avaliar seus alunos, avalie-se como Instituição. 
Para realizar a avaliação formativa deve-se: - 


  1. Ter padrões claramente estabelecidos do que é necessário aprender e de seu caráter significativo e funcional, para que o aluno possa aplicá-lo em seu contexto de desenvolvimento pessoal; - 
  2. Ter definido situações de aprendizagem adequadas em determinado espaço de tempo; 
  3. Ter mecanismos para verificar como cada aluno conseguiu interagir com o que foi proposto; 
  4. Ter mecanismos para reconduzir o processo, caso não haja um desempenho satisfatório; 
  5. Conhecer os alunos. 

Postura avaliativa e elaboração de instrumentos de avaliação 

Alguns tipos de instrumentos de avaliação 
• Pré-teste 
• Provas escritas e orais Individual 
• Trabalhos • Pesquisas Duplas 
• Relatórios 
• Seminários 
• Questionários Grupos 
• Estudos de caso 
• Portfólio Coletivo 
• Webquest 
• Auto-avaliação 
• Observação 

A utilização dos instrumentos deve ser adequada ao contexto em que o professor se encontra. 
A “prova” 
• Prova escrita: dissertativa 
1. Resposta livre – ex: fale sobre “Pensão Alimentícia”. 
2. Resposta orientada – ex: Pensão Alimentícia: a) o que é? b) bases legais. c) procedimentos em caso de não pagamento.

A “prova” 
• Prova escrita: objetiva 
1. Múltipla escolha 
2. Verdadeiro ou falso 
3. Relação de pares 
4. Preenchimento de lacunas 
5. Respostas curtas 

Roteiro de Análise das Avaliações

Analise e discuta as questões da avaliação destacando os seguintes aspectos: 
•Que modalidades de questão estão sendo privilegiadas? 
•Os enunciados das questões apresentam-se claramente e contém as informações essenciais para solução dos problemas propostos? 
•Quais os objetivos das questões propostas? 

Para refletir: Sabendo-se que o processo avaliativo é elemento indissociável do trabalho pedagógico na escola, como ajudar o aluno a desenvolver competências e habilidades sem que esse trabalho pedagógico fique reduzido ao um “treinamento” para sua participação nas avaliações externas? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

- Faça Seu Comentário sem Medo
- Não Xingar ou Ofender os Usuários
- Faça Perguntas a Vontade