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Esta iniciativa consite em ações que possibilitem momentos de reflexão e construção pedagogica, abrangendo ainda propostas significativas para a prática cotidiana do educadores. De acordo com o contexto escolar e vivências as ideias e sugestões podem ser adequadas as necessidades reais nas expectativas de educadores e educandos

8 de set. de 2013

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO -PROVA DISSERTATIVA- Professor de Educação Básica II – Educação Especial

Questão    1
Leia e reflita sobre as seguintes afirmações:
•  Toda pessoa, sem distinção de qualquer espécie, tem direitos estabelecidos pela Declaração Universal dos Direitos Humanos
(1948); o acesso à educação escolar é um desses direitos.
•  Conforme a Conferência Mundial sobre Necessidades Educativas Especiais, da qual resultou a “Declaração de Salamanca”
(1994), a educação de pessoas com deficiências deve ser parte integrante dos sistemas educacionais.
•  Ao participar dessa Conferência e assinar a Declaração, o Brasil assumiu o compromisso de construir um sistema educacional
inclusivo.
•  A legislação educacional brasileira (especialmente a LDB – Lei n.º 9.394/96) prevê que a educação especial, destinada a
educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, seja oferecida preferencialmente na rede regular de ensino.
•  É na escola que a educação inclusiva se efetiva; não basta garantir a matrícula e a permanência dos alunos no espaço escolar
se eles continuam discriminados, segregados e excluídos em seu interior.
a)  Pensando no ambiente escolar, em seu conjunto, apresente três objetivos voltados à inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais.
b)  Pensando na sala de aula, indique três procedimentos que um professor pode utilizar para promover a inclusão de alunos com
necessidades educativas especiais e evitar a discriminação, explicando como desenvolvê-los.

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