Páginas


Esta iniciativa consite em ações que possibilitem momentos de reflexão e construção pedagogica, abrangendo ainda propostas significativas para a prática cotidiana do educadores. De acordo com o contexto escolar e vivências as ideias e sugestões podem ser adequadas as necessidades reais nas expectativas de educadores e educandos

21 de fev. de 2013

Atividades sobre seres vivos e seres que não possuem vida


Atividades prontas sobre os seres vivos e seres não vivos - seres que tem vida e seres que não possuem vida









Os seres vivos são seres animais e vegetais que existem na Natureza. 
Para terem vida a para continuar vivendo, é essencial a função alimentar. 
Para que haja continuidade das espécies, os seres vivos têm que dar filhos. A esse processo chama-se a função reprodutora. As plantas reproduzem-se, umas através de sementes, outras por estaca, ou seja, por meio da plantação de novas plantas. 
Os animais reproduzem-se, uns por ovos, outros geram-se na barriga das suas mães. Todos os seres vivos, animais e plantas, nascem, crescem, alimentam-se, reproduzem-se e morrem. É o ciclo da vida de todos os seres vivos. Nós, as pessoas, fazemos parte do grupo dos animais. O que nos distingue dos outros é o facto de termos pensamento e possuirmos raciocínio, enquanto que os restantes animais reagem só por instinto. Há plantas de cores variadas e tamanhos diferentes. 
Mas todas se alimentam pela raiz, por onde extraem a seiva da terra, ou seja, o alimento de que necessitam. A água e o oxigênio são indispensáveis à vida de todos os seres vivos. As plantas respiram pela folhagem e têm uma função importantíssima na Natureza, pois produzem oxigênio para purificar o ar. A produção do oxigênio faz-se durante o dia. De noite, elas absorvem oxigênio na sua respiração. 
Os animais podem viver na terra, no ar e na água. Alguns possuem características que lhes possibilitam a vida na água e na terra – por exemplo, a rã, a tartaruga, a salamandra. Estão adaptados ao ambiente em que vivem, com modos de vida próprios. 
Os animais deslocam-se andando, rastejando, correndo, voando, nadando, saltando… Uns são minúsculos, outros são enormes. Apresentam formas muito diferentes. O revestimento do corpo e os seus hábitos alimentares também variam. Há animais que só se alimentam de carne, por isso chamam-se carnívoros (por exemplo, o leão). Outros só se alimentam de vegetais, são os herbívoros (por exemplo, a vaca). As pessoas são animais onívoros, pois alimentam-se de carne e de vegetais.
créditos http://planetaatividades.blogspot.com.br

6 comentários:

  1. Minha filha trouxe essa cruzadinha de tarefa e eu não achei onde está a boneca. Não conseguimos concluir.

    ResponderExcluir
  2. Preciso da resposta da cruzadinha seres vivos e não vivos

    ResponderExcluir
  3. Resposta do quebra cabeça seres vivos

    ResponderExcluir

- Faça Seu Comentário sem Medo
- Não Xingar ou Ofender os Usuários
- Faça Perguntas a Vontade